domingo, 21 de março de 2010

Inclusão Digital na Amazônia


A BBC iniciou uma série de reportagens que tem um perfil documental sobre as mudanças causadas pela inclusão e exclusão digital em diferentes espaços mundiais. Um dos assuntos que a série pretende abordar são os usos e consequências das tecnologias de informação quando utilizadas por grupos até então privados da inclusão digital como os índios Suruí, divisa de Rondônia com o Mato Grosso.
A série denominada Superpotência levou o repórter Pablo Uchôa a comunidade indígena amazônica Suruí para conviver por alguns dias com o grupo, e registrar os usos e influências da tecnologia dentro da tribo. No site da BBC o jornalista postou uma espécie de diário contando suas aventuras e descobertas por lá. A comunidade Suruí recebeu da Google treinamento para utilizar a internet e tem usado o Google Earth e o You Tube para divulgar a história da comunidade e também a devastação da natureza local.
O fato é que a inclusão digital se mostrou forte aliada nas lutas pela preservação tanto do povo e de sua cultura como da já tão violentada natureza local. O acesso às tecnologias de informação possibilitou visibilidade mundial a causa indígena.

Reportagem no site da BBC.
Confira vídeo do chefe Suruí sobre a importância na Internet para a tribo, no You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário