segunda-feira, 26 de abril de 2010

Analfabetismo Digital e Futuro da Educação



O vídeo acima lança a questão: até que ponto é possível afirmar que há uma inclusão digital no Brasil? E se considerarmos que muitos usuários usam a rede somente para o envio e recebimento de e-mails? Isso é inclusão digital?
Em seu artigo, a Professora
Denise Correa Araujo, PhD em Literatura, propõe um analogia com o número de analfabetos no mundo: "É analfabeto apenas quem não sabe lê ou escrever, ou também quem lê e não entende?" Para ela, o mesmo se passa na rede, porque quem não sabe se expressar verbalmente não conseguirá fazê-lo na rede. Nesse sentido, será que a rede vai democratizar a sociedade? Promover a igualdade? O fato é que, atualmente, estar incluso digitalmente está para além de enviar e-mails. As pessoas usam a Internet para tornar suas vidas mais simples, através de telefonia móvel, wi-fis, lan-houses (e tudo que está contido no que Araujo chama "hipertrópole digital"- uma mega metrópole virtualizada). Porém, essa é a realidade de apenas, segundo o Ibope, 34,5 milhões de pessoas, sendo que 12 milhões dos domicílios do País (ou 21%) têm banda larga, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações.

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