domingo, 18 de abril de 2010

Conhecer também é preciso


Eis um questionamento pertinente ao tema Inclusão Digital. Até que ponto a população está relamente esclarecida quanto a isso?

A reportagem descontraída da equipe Plágio do canal SESI nos traz uma reflexão sobre o quanto as organizações governamentais tem se preocupado com o desenvolvimento de sua população. É fato que muitos políticos enchem a boca para falar de projetos de inclusão digital, que culminará em um grande acesso à população independente de suas classes sociais. Enquanto discutíamos isso em equipe, nossa colega Sara sabiamente soltou uma frase no mínimo interessante:

“É fato que muitos tem direito, mas não sabem o que é. Tem o acesso, mas não sabem usar.”

E isso é comprovado no vídeo acima. Percebam que, muitos se referem à “inclusão digital” como um aparelho celular, e de fato, é verdade pois o telefone celular é um instrumento de inclusão digital. Contudo, é necessário irmos mais fundo, e levarmos a sério essa acessibilidade que dá direito a todos.

O governo em sua tentativa de fazer valer a pena seu discurso democrático oferce alguns programas de inclusão digital, como por exemplo a Açao Digital Nordeste, que tem como objetivo fortalecer institucionalmente pequenas organizações não-governamentais do Nordeste brasileiro, através da provisão de equipamentos, capacitação em informática e tecnologias de informação e comunicação, além de conexão à Internet.

Com isso, fica claro que não basta ter acessibilidade aos aparatos digitais, é necessário que se tenha também o acesso ao conhecimento dessas novas tecnologias.

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