segunda-feira, 26 de abril de 2010

Paulo Coelho transforma toda sua obra em e-books



De olho na onda virtual, o best seller Paulo Coelho foi o primeiro autor brasileiro a transformar toda a sua obra em e-books (livros em formato digital) e colocá-la à venda na Amazon. Na entrevista abaixo (leia na íntegra no Portal Exame), Coelho fala sobre o avanço das obras e dispositivos de leitura em formato digital, e prevê que os celulares darão novo fôlego à literatura. Entretanto, considera a dificuldade de incluir uma parcela significativa da população brasileira nessa realidade.

Você foi um dos primeiros escritores a oferecer suas obras em formato digital. Por quê?
Paulo Coelho:
Porque o universo de leitura está se ampliando para além dos livros. Hoje em dia, com Twitter, Facebook e meu blog, estou diariamente escrevendo, única e exclusivamente por prazer, para este tipo de plataforma. O e-book é apenas um suporte diferente para o formato clássico.
Acredita que os e-books podem ajudar a conquistar novos leitores? Ou mais: a aumentar o índice de leitura num país como o Brasil?
P.C.
: Não, porque o suporte custa caro. O que eventualmente poderá ajudar a conquistar leitores, mas leitores de um outro tipo de texto, será o telefone celular. O escritor do futuro será capaz de escrever Guerra e Paz em dez páginas.
É possível pensar no fim das livrarias?
P.C.:
O que mais me preocupa são as livrarias. Não há nada melhor que uma livraria: convívio, atmosfera, possibilidade de encontros interessantes. Mas também, há alguns anos, o mercado nota uma nova tendência: em todos os países as grandes cadeias estão tomando o lugar das livrarias independentes. De qualquer maneira, tenho certeza de que as livrarias continuarão existindo, como um lugar de culto, de respeito.
Há alguma diferença entre escrever para o papel e para o livro digital?
P.C.:
Existe uma grande diferença entre escrever para uma plataforma digital, como um blog, e para um livro. São duas linguagens que não combinam. Mas a única diferença que existe entre o papel e o digital é o suporte para leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário